Powered By Blogger

Eu, eu mesma e Pepa Funny

Minha foto
Alguém tentando escrever o próprio roteiro, buscando fazer dos dramas uma comédia, da ficção algo real e do romance a mais linda história de amor.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

E assim caminha a humanidade.




A revista SET ed.267 mostra, como sempre, um bom artigo sobre o filme "Avatar" e nele James Cameron diz algo:"Hoje em dia, o 2D está para o 3D como os filmes em preto e branco estavam para os filmes coloridos nos anos 1930. Preto e branco eram o mdodo predomintante de fazer filmes. Isso não acontece da noite par ao dia. Imagino ver a Copa do Mundo em 3D. Eu quero viver neste mundo."
Diz para mim.... quem não quer???
A primeira vez que vi Avatar fiquei impressionada, com a história, o 3D e tudo mais, meu irmão havia até me ligado numa empolgação só dizendo suas emoções quanto ao filme, ambos gostamos muito de filmes, então achei estranho por não compartilhar tão bem das mesmas emoções. Mas hoje eu senti isto, compreendo o que ele quis me dizer quando pude ver Avatar no cinema de forma normal. Consegui me lembrar das cores, efeitos e sensações que o 3D me proporcionou, como se ele tivesse feito, e deveria mesmo, apenas para ser passado assim. Depois de tanta especulação e criticas boas quanto a volta de James Cameron após Titanic, eu entendi, o cara pode té demorar, mas quando vem é para detonar, ele consegue mesmo transformar o mundo dos filmes. Eu comprei Titanic nesses dias e postei apenas algo em meu Twiiter: Não parece que se passou anos, os efeitos e texturas e sentimentos de Titanic continuam os mesmos. Acredito que daqui há anos direi o mesmo de Avatar. Estamos fazendo parte de uma nova evolução na história do cinema e estou chando tudo fantástico.
Obviamente não vim aqui apenas para falar do maravilhoso mundo 3D, mas queria compartilhar também minha opinião quanto a este filme.
"Ok. Avatar é uma história de amor, mas traz consigo uma trama que diz muito sobre quem somos como pessoas e nosso lugar no mundo." - James Cameron
O negócio é que... quando estava vendo o filme lembrei de 3 frases.
"Rezemos para que a raça humana nunca habite outro planeta para destrui-lo também."
"Quanto mais conheço as pessoas mais amo os animais". E neste caso estou ferrada, porque além do meu hamster não amo nenhum outro animal hehehe.
E este foi um dialogo com um amigo meu sobre algum assunto que não me lembro qual, mas era sobre filmes...provavelmente de guerra.
- Acho que hoje tudo é pior, o ser humano está pior. Disse ele:
- Acho que não! Na verdade apenas acho que hoje temos mais recursos. O humano sempre foi mal.
- Hoje existem armas, bombas, satélites....
- Por isso eu digo, as únicas coisas que mudaram foram os recursos.
Não é fácil pensar na quantidade de anos que o planeta existe e suas vastas histórias. Boas, nem tão boas e as macabras e pensar que fazemos parte de uma geração de heranças de destroços e restos, o que forma esta sociedade acabada e corrompida.
A única preciosidade são os bens materiais e custe o que custar para conseguir. Não estou generalizando, disse que algumas histórias foram boas, mas quando vi Avatar só consegui me lembrar das ruins e do quanto o ser humano é péssimo. E para piorar ainda somos mediocres o bastante para acreditar que caminhamos rumo ao progresso.
Fiquei enojada em pensar que não precisamos em ir para outros planetas e ver aquelas atrocidades acontecendo.
Ah! Qual é?? Não quero ser sistemática e nem repetitiva, mas fatos são fatos e estou com vontade de escrever sobre eles.
Até as guerras já perderam sua dignidade. Basta olharmos qualquer filme épico do passado e vamos perceber como os guerreiros lutavam antigamente. "O Patriota" por exemplo. Sempre fiquei me perguntando qual era a moral de cada lado ter sua vez para atirar, ficava com tanta pena dos que estavam na linha de frente da batalha, não tinham nenhuma chance. Mas hoje eu entendo, todos tinham sua oportunidade, como se fosse espada por espada. E de um tempo para cá tudo mudou, alguns fazem questão de oprimir o mais fraco e quanto maior o recurso melhor o massacre, nem interessa se o outro tinha como se defender ou não. Agora... pensando melhor acho que vou até concordar com meu amigo. O ser humano está mesmo pior.
Tipo... matar uma tribo e a natureza deles com armas de fogo enquanto eles tinham flechas?! Covardia. Ainda bem que os Na´vis tinham animais e a Eywa para ajudá-los. Mas e nós? Na verdade nem valorizamos nossas plantas e animais e estou até a natureza ir contra nós, acho que numa guerra isto se chama direitos de defesa. Mas numa pessoa X pessoa, quem sai perdendo é aquele que as vezes nem teve chance de se defender. E onde está a moral disto? Para quem viu "Diários de mocicleta" por exemplo, sabe do que estou falando.
"Rezemos para que o ser humano nunca chegue a conquistar outro planeta."
Num dado momento de Avatar Jake Sully (Sam Worthingon) conversa com a árvore dos espiritos e diz para ela ler a mente de uma humana e observar como ficou nosso planeta, sem verde. E é assim que caminha a humanidade. Não dá para falar apenas da destruição de pessoas para pessoas, o filme retrata seres e isso inclui zoologia e botanica, o que me chamou muito a atenção. Nosso mundo faz parte de um conjunto, 2+2 não é igual a 3.
Certa vez vi na bíblia que nos fins dos tempos o amor esfriaria. Se eu for pensar nisto agora poderia dizer que estamos vivendo o fim dos tempos, mas acho que todo mundo já percebeu isto, só não quer acreditar. E muito mais confortável ficarmos sentados enquanto caminhamos e cavamos nossa própria cova. O ser humano já está corrompido e já não resta muito o que fazer. Para nós expectadores, basta esperar, esperar a próxima batalha e continuar o que estamos fazendo, eu acredito que não somos covardes, só estamos tentando sobreviver. Vendo Ratatouille o ratinho diz que ama os seres humanos porque eles não sobrevivem, eles inventam. Eu discordo, digo que os humanos sobrevivem e eles inventam para sobreviver como se fosse uma capa de protação, como se não existisse política e "diplomacia" por trás de tudo enquanto continuamos nossas vidas.
Depois que eu sair daqui não vou levantar protestos para salvar a Mata Atlantica, ou para acabar com a matança dos animais para retiradas de peles, ou acabar com a poluição para a diminuição do efeito estufa. Na verdade vou assistir um filme e talvez criar mais algum pensamento para postar aqui.
Eu desacredito no mundo, mas amo tanto algumas pessoas e algumas coisas que estão nele que não vou perder meu tempo tentando salvá-lo. Quero aproveitar cada minuto que ainda resta nesta contagem regressiva. Uma hora ele vai acabar e cada um faz aquilo que achar melhor e assim vai caminhando a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário